ArcelorMittal é a terceira empresa mais inovadora do Brasil
A empresa ficou atrás apenas da Natura e Porto Seguro entre os 214 concorrentes a uma posição no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2015 promovido pela IT Mídia, organizadora do IT Fórum Expo 2015. O prêmio foi entregue durante o evento, realizado nos dias 17 e 18 de novembro em São Paulo, que reúne, anualmente, profissionais e empresas para se atualizarem das últimas tendência tecnológica e relacionamento.
Além de jornalistas da IT Mídia, consultores da PwC Technology e especialistas em inovação da Universidade de São Paulo (USP) julgaram os mais de 200 trabalhos e destacaram o e-Commerce desenvolvido para a Diretoria Comercial da ArcelorMittal Brasil como uma das três iniciativas mais inovadoras do Brasil este ano.
O case de sucesso da empresa também levou o primeiro lugar na categoria Siderurgia, metalurgia, mineração e mecânica, à frente da CSN, Embraer, Grupo Aços Cearense, Kinross, Vale, Tecksid e Weg. No total, foram premiadas inovações em 19 categorias em segmentos como bancos, farmacêuticas, varejo, educação, saúde, tecnologia da informação, telecomunicações, energia e serviços públicos. As 100 melhores integraram o ranking geral.
O CIO Aços Longos Américas Central e do Sul, Luiz Cláudio Magaldi, destacou a importância da solução para a ArcelorMittal Brasil. “Nossa estratégia foi agregar inovações tecnológicas para potencializar este novo canal de vendas da área comercial, para junto com o negócio torná-lo um diferencial competitivo no mercado conquistando novos cliente e aumentando as vendas. O reconhecimento recebido colocando a ArcelorMittal como a 3º empresa mais inovadora do país, reforça que o trabalho conjunto entre TI e negócio rende frutos não apenas na empresa, como também fora dela”, afirma. A inovação também contribuiu para abertura de lojas no centro das cidades, já que não necessita de locais com grandes espaços para estoque de material, facilitando o acesso dos clientes que antes tinham que ir aos Centros de Distribuição, e evoluirá para uma modalidade inédita de comércio de aço, ainda em estudo.
Saiba mais sobre o e-Commerce ArcelorMittal
Lançado em 29 de junho, o comércio eletrônico da ArcelorMittal foi pioneiro entre as indústrias de aço. Com tecnologia de ponta e algoritmos inteligentes, permite que, quando o cliente faz o pedido, seja identificado automaticamente o melhor Centro de Distribuição para a entrega, levando em consideração custos, frete, disponibilidade do produto e proximidade com o cliente.
Também informa automaticamente a data e hora da entrega e possibilita ao comprador fazer todo o rastreamento do produto por meio de georreferenciamento em tempo real do transporte até a chegada. “O portal é totalmente self-service e automatizado com soluções tecnológicas que vão desde a compra, passando pelo pagamento até a entrega. Dessa forma, entregamos o ‘aço com tecnologia’ na medida e no tempo que o cliente precisa”, afirma o Arquiteto de Negócio, Daniel Spínola. “O prêmio é um importante reconhecimento dos diferenciais competitivos alcançados pela ArcelorMittal através da tecnologia”, acrescenta.
Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal