Governo Federal deverá licitar três novas ferrovias até 2020
Iniciativa visa dobrar, até 2025, a participação ferroviária na matriz de transportes. Anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas
O Governo Federal deverá realizar três novas concessões ferroviárias até o início de 2020. O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do ministério. Segundo ele, a iniciativa irá dobrar, até 2025, a participação ferroviária na matriz de transportes.
Em março, deverá ser concedido um trecho da Ferrovia Norte-Sul, para ligar Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela D’Oeste, em São Paulo, conectando os portos de Itaqui (MA) e Santos (SP). As outras duas concessões serão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que irá ligar Caetité ao Porto de Ilhéus, na Bahia, e a linha Ferrogrão, em Mato Grosso.
Freitas anunciou, ainda, que o governo pretende realizar a prorrogação antecipada de trechos já concedidos e irá utilizar as outorgas para a construção de novos segmentos ferroviários. Segundo ele, a ferrovia de integração do Centro-Oeste, que irá ligar Água Boa, no Mato Grosso, a Campinorte, em Goiás, será a primeira a ser construída dessa forma.
Fonte: AECWeb