Produção de minério de ferro da Anglo American sobe 5% no 4º trimestre
Fonte: Valor Econômico
A produção de minério de ferro da Anglo American avançou 5% no quarto trimestre, frente ao verificado em igual intervalo de 2010, enquanto a taxa de expansão dos volumes produzidos de cobre chegou a 10%, na mesma base de comparação, informou hoje a mineradora que tem sede em Londres.
Em comunicado, a Anglo American aponta que, de outubro a dezembro, a produção de minério de ferro alcançou 12,427 milhões de toneladas métricas, sobretudo em razão do início das operações na mina de Kolomela e da continuidade da performance operacional da mina no Estado brasileiro do Amapá.
Já os volumes produzidos de cobre no trimestre alcançaram 170 mil toneladas. Frente ao registrado no terceiro trimestre, o crescimento foi de 22%, na esteira do comissionamento da expansão em Los Bronces e teores mais elevados de cobre na produção de em Los Bronces, Collahuasi e El Soldado.
Conforme a Anglo American, a produção de coque metalúrgico foi recorde na Austrália, o que resultou em crescimento de 4% nos volumes produzidos entre outubro e dezembro, frente ao apurado um ano antes, para 4,1 milhões de toneladas.
No negócio de níquel, a produção subiu 125% na comparação com o quarto trimestre de 2010 e 52% frente ao terceiro trimestre, para 9,9 mil toneladas, refletindo a crescente contribuição das operações em Barro Alto.
Por outro lado, os volumes produzidos de platina refinada no trimestre recuaram 19% frente ao quarto trimestre de 2010, para 710 mil onças, na esteira do maior número de paradas para manutenção — o que resultou me menor nível de atividade.
A Anglo American produziu ainda 6,5 milhões de quilates de diamantes — uma queda de 24% no trimestre encerrado em dezembro.