Produção industrial avança em 9 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em 2021
Em 2021, a produção da indústria brasileira avançou em nove dos 15 locais monitorados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja segmentação regional foi divulgada na manhã desta quarta-feira. No mês de dezembro frente a novembro, houve alta em dez dos 15 locais pesquisados.
A produção nacional fechou o ano passado com alta de 3,9% frente a 2020, como divulgado pelo IBGE na semana passada. O resultado não foi suficiente para compensar a perda de 4,5% registrada no primeiro ano da pandemia.
Principal parque industrial do país, São Paulo teve alta de 3,8% na produção de dezembro contra novembro. Na comparação com dezembro de 2020, houve queda de 5,6%. Com isso, a produção industrial de São Paulo encerrou ano passado com alta de 5,2%.
Na passagem de novembro para dezembro do ano passado, os destaques positivos ficaram com as taxas positivas observadas na produção de Amazonas (14,0%), Goiás (8,8%) e Paraná (7,6%).
Por outro lado, também em dezembro ante novembro, houve perdas expressivas na produção industrial de Santa Catarina (-2,7%) e Rio Grande do Sul (-2,1%), que apontaram os recuos mais elevados nesse mês. O primeiro parque industrial, detalhou o IBGE, com a queda, eliminou parte do avanço de 5,1% registrado em novembro último; e o segundo interrompeu quatro meses consecutivos de crescimento na produção – período em que acumulou ganho de 7,1%.
Já em 2021, os destaques positivos de produção ficaram com as altas observadas em Santa Catarina (10,3%), Minas Gerais (9,8%), Paraná (9,0%) e Rio Grande do Sul (8,8%).
Por outro lado, Bahia (-13,2%) apontou o recuo mais elevado no índice acumulado do ano. Região Nordeste (-6,2%), Goiás (-4,0%), Pará (-3,7%), Mato Grosso (-1,0%) e Pernambuco (-0,4%) mostraram as demais taxas negativas no indicador acumulado do período janeiro-dezembro de 2021.
Fonte: Aço Brasil