Produção industrial sobe em outubro em 7 de 15 locais avaliados pelo IBGE
A produção da indústria brasileira avançou em sete dos 15 locais pesquisados em outubro, em relação a um mês antes, mostram dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, a indústria nacional cresceu 0,8%.
Conforme o detalhamento do resultado por unidades de federação, as maiores altas na produção industrial ocorreram em Goiás (4%), que teve a quinta taxa positiva consecutiva, no Amazonas (2,3%), que eliminou a perda de 1,6% verificada em setembro. Também registraram avanço na passagem de setembro para outubro a indústria na região Nordeste (1,2%), Bahia (0,9%), Mato Grosso (0,6%) e Rio de Janeiro (0,2%).
O principal destaque, considerado o peso na indústria nacional, foi o Estado de São Paulo. O parque fabril paulista elevou em 1,5% a produção do nono para o décimo mês de 2019.
Por outro lado, o Espírito Santo teve o pior desempenho em outubro, com queda de 8,1%. Também recuaram no mês Pará (-1,3%), Ceará (-1,1%), Minas Gerais (-0,7%), Pernambuco (-0,6%), Santa Catarina (-0,6%) e Rio Grande do Sul (-0,2%). Paraná ficou estável.
Perante outubro de 2018, sete dos 15 locais acompanhados registraram crescimento na produção da indústria. O destaque ficou com Goiás (11,2%), seguido Paraná (9,4%), Amazonas (6,1%), Rio de Janeiro (5,7%), São Paulo (5,0%) e Mato Grosso (2,2%). Pernambuco teve o avanço mais discreto do grupo, de 0,3%.
Vale notar que a produção industrial nacional cresceu 1% em outubro, em relação a um ano antes.
Fonte: Aço Brasil