Vendas no varejo encerram 2022 com alta de 1%
O volume de vendas no varejo teve queda de 2,6% em dezembro de 2022, após baixa de 0,9% um mês antes (dado revisado de queda de 0,3%) na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Na comparação com dezembro de 2021, porém, o varejo avançou 0,4%. O setor encerrou 2022 com alta de 1% em volume de vendas, seguido elevação de 1,4% um ano antes.
A mediana estimada pelo Valor Data, apurada junto a 28 consultorias e instituições financeiras, era de queda de 0,8% no varejo no último mês de 2022. O intervalo das projeções era de queda de 1,2% a alta de 1,1%. Já a alta de 0,4% ante dezembro de 2021 foi menor que a esperada. A expectativa mediana coletada pelo Valor Data era de aumento de 2,7%, com intervalo de 1,6% a 4,7% de expansão.
O IBGE mostrou ainda que a receita nominal do varejo acumulou queda de 0,3% no mês em dezembro. Na comparação com dezembro de 2021, houve crescimento de 10,2%.
No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 0,4% na passagem entre novembro e dezembro de 2022, já descontados os efeitos sazonais. Os analistas de 26 bancos e consultorias esperavam alta de 0,8%, segundo a mediana.
Ante dezembro de 2021, o volume de vendas do varejo ampliado caiu 0,6%. A expectativa mediana captada pelo Valor Data era de aumento de 0,1%.
Assim, em 2022, o volume de vendas do varejo ampliado diminuiu 0,6%, depois de avanço de 4,5% um ano antes.
Já a receita nominal do varejo ampliado avançou 0,4% no mês em dezembro, na série com ajuste sazonal, e teve crescimento de 8,7% perante dezembro de 2021.
Fonte: Aço Brasil